THE MENTAL MAP #3


O mental map de hoje (desta semana) é um bocadinho diferente. Fora um dos pontos, está todo ele relacionado com a organização... tenho que trabalhar em tudo o que implica organização esta semana.


1. Goal List . E vou mesmo usar esta ideia! Não sei é se faça diária ou semanal. Ou as duas. Mas criar realmente um quadro para por no quarto com os objectivos da semana! Uma coisa mais concreta, mais objectiva, mais organizada. Para chegar ao fim do dia com a sensação de dever cumprido e não me esquecer de NADA. E para estar focada nos objectivos. Com cadernos e agendas já vi que não funciona. Há-que tentar um novo método!

2. A favor da produtividade . (não me lembrei de outro nome) . Adoro a sensação de acordar e ficar na cama, com o computador, a ver blogs e sites e a fazer coisas que gosto. E até mesmo a trabalhar. Mas acho que se calhar a produtividade não é assim tão grande e o facto de estar de pijama não ajuda nada ao combate da preguiça que falei no último mental map. Dito isto, acho mesmo que tenho que arranjar um limite de tempo para este meu "vício"! Porque é muito fácil perdermo-nos por aqui com tantos blogs, tumblrs, imagens, informação... dito isto passamos já para o de baixo.

3. Trabalho . O objectivo é arranjar o meu espaço de trabalho de maneira (e o resto do quarto que realmente já levou uma arrumação) que seja apelativo para me afastar da tentação de trabalhar na cama (e para a postura não há pior que a cama)! Até porque tenho algumas coisas importantes em mãos e não me quero mesmo desleixar. Não posso. Entre essas coisas, melhorar o currículo e portfolio (ando com umas ideias).

4. 24 horas . Tenho-me apercebido que não uso, de todo, as 24 horas do meu dia da melhor maneira. Acordo tarde, deito-me tarde. Não uso o tempo da parte da manhã (e eu adoro manhãs!). Tempo que podia aproveitar para as caminhadas. Para o meu pequeno-almoço. Para ver tudo o que quero na internet. Para preparar e começar a trabalhar. A tarde é a mais produtiva mas de qualquer maneira poderia ser usada de melhor forma para que à noite não tenha que me deitar tão tarde. Sabe-me bem. Mas agora a questão não é só o saber bem! Sabe-me bem porque estou habituada. E como o ser humano é uma pessoa de hábitos, tenho que os mudar sem desculpas. E vou mudando... aos poucos!

5. Mãe . E está a ser difícil começar a escrever... é um exemplo de vida. Uma lutadora. E além de ser minha mãe, é mãe de mais 6 pessoas. E não é fácil. Mas é uma pessoa mesmo muito especial, que me ensinou imensas coisas (claro) e dentro da sua impaciência é a pessoa mais paciente que conheço. Aliás, a minha mãe e a mãe da minha mãe são duas pessoas de força. Muita força! E ainda me estou a descobrir para ver se tenho a força delas. Mas vá, acho que tenho um bocadinho (apercebi-me disso nos últimos 3 anos). E depois do voucher do salto de pára-quedas que lhe demos no Natal, para este dia será, em princípio, uma coisa mais soft!

7 comentários:

S. disse...

Sou como tu! Adoro ficar na cama a ver blogs sem pensar em horas nem compromissos.
S.
A COZY BOX

O Essencial (é invisível aos olhos) disse...

O amanhã não espera! Muita força para essa organização! :-)

Anónimo disse...

Se repaprares bem até já fazes mais ou menos isso com os mental map's todas as semanas. Agora só tens de seguir isso...

Tenta afixar os mapas numa parede e depois vês a tua evolução. acho que era mesmo giro e ias ver como a tua vida muda e o que se passa/passou contigo durante uns tempos...

Beijinhos

http://lovekeepitreal.blogspot.pt/
*

Sara disse...

também preciso de truques para me organizar no trabalho. mas comigo a agenda (em papel) funciona muito bem.para coisas pessoais uso as listas no tlm. durante algum tempo também trabalhava mais por casa e tive a mesma dificuldade que tu. sair da "preguiça". para mim o truque passou mesmo por fazer uma secretária apelativa onde me apetecesse estar. *

soblushed in USA disse...

olha q eu ja m habituei aos horarios americanos :) acordo cedinho aqui mas pronto, n é tao dificil c o apt cheio de janelas.
eu ate acho q sou organizda...mas às vezes esta net dá cabo da minha agenda. ahah

Mafalda Beirão disse...

Acho que vou voltar a este post bastantes vezes só para ler a parte das 24h! Tenho mesmo de me mentalizar porque sou como tu... Aproveito mal os meus dias... E podia fazer tanto mais se não perdesse tanto tempo com algumas coisas... ***

Unknown disse...

Eu sou muito organizada, cheia de listas e tarefas definidas ;) ajuda mas as vezes tb chateia! Prenda para a mae, acho que o teu post ja foi muito!!!